GABRIEL HAESBAERT
Uma das festividades que mais provoca saudade nos foliões de Santa Maria é o carnaval da Avenida Liberdade, que não ocorre há quase 7 anos. Desde então, integrantes das escolas de samba do município e a Associação Aliança Pelo Samba (AAPS) têm tentado recuperar a tradição. A conquista que traz esperança para os carnavalescos é o evento “Noite Cultural”, que vai ocorrer no dia 26 de novembro, a partir das 20h, na Gare da Estação. Para participar, basta levar 1kg de alimento não perecível.O novo formato da celebração vai contar com um minidesfile de cinco atrações carnavalescas: Arco-íris, Mocidade Independente das Dores, Unidos de Camobi, Vila Brasil e Xis do Toco. O objetivo do evento é aquecer os motores para uma festa maior em 2023. De acordo com Leonardo Ribeiro, presidente da AAPS e um dos idealizadores do evento, as atrações não vão se limitar ao carnaval tradicional: um grupo de rap também vai se apresentar, assim como outros artistas da cidade.
– Estamos juntando todos os ritmos, por isso chamamos de Noite Cultural. Vamos fazer um grande espetáculo a céu aberto em forma de cortejo com as escolas de samba – explica o presidente da AAPS.
De acordo com Ribeiro, o evento também vai oferecer estrutura semelhante a do carnaval que ocorria na Avenida Liberdade, com arquibancadas e camarote. Ou seja, para quem quer matar a saudade do carnaval, a Noite Cultural é a opção ideal para relembrar a emoção de estar na avenida.
Agende-se
O quê? – Noite Cultural
Quando – 26 de novembro, sábado, às 20h
Onde – Gare da Estação
Quanto – 1kg de alimento não perecível
Leia todas as notícias